quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EXPLOSÃO DE RECLAMAÇÕES E A REAÇÃO DO CONSUMIDOR

A grande mobilidade social trouxe ao mercado de consumo 30.000,000 de novos consumidores nos últimos anos.

O sistema nacional de informações de defesa do consumidor divulgou uma pesquisa que houve 861.000,00 queixas contra empresas dos Procons de todo o país, um número 9.23% maior que em igual período de 2011.

Indica ainda a pesquisa que o porcetual é superior a movimentação da venda no mesmo período, 7.6%, segundo dados da SERASA.

O Diretor do IBEDEC José Geraldo Tardin “afirma que os números confirmam que o consumidor está reagindo contra a incapacidade do fornecedor de entregar o serviço contratado sem vício, de cumprir os prazos acertados e qualidade anunciada”.

A reação do consumidor tem levado as agências reguladoras a agirem como mais rigor em favor do consumidor com as seguintes medidas: 

- no ano passado, a ANAC suspendeu a venda de passagens da TAM e da WEBJET;

- esse ano, a ANS proibiu a venda de 268 planos de saúde de 37 operadoras;

- em julho deste ano, a ANATEL proibiu que operadoras de telefonia celular continuassem a vender seus produtos;

- essa semana, a Secretária Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça notificou 10 instituições financeiras por cobranças abusivas de taxas para financiamento de veículos;

- o consumidor de forma pontual tem recorrido a justiça de forma pontual para exercer os seus direitos;

- a ANEEL promoverá até setembro de 2012 evento para ouvir e debater com os consumidores as ofertas de serviços de energia elétrica pré-paga;

os consumidores usuários do serviço de banda larga promovem, diariamente, ações judiciárias reclamando que o fornecimento do serviço é inferior a capacidade ofertada e contratada.

Afirma o Diretor do IBEDEC “ que essas atitudes mostram a nítida a mudança no perfil do consumidor brasileiro que estão cansados de serem os únicos prejudicados na relação de consumo, pagando caro pelo fornecimento de serviços ruins ou até mesmo inexistente”.

Os fornecedores devem se atentar a essa transformação e se preocupar com seus consumidores, não somente no ato da venda, mas também no pós-atendimento e cumprimento do contrato.

O Diretor do IBEDEC José Geraldo Tardin “ressalta que passou da hora de os fornecedores entenderem que infinity não é plano de telefonia móvel ofertado, mas tem sido um infinito desrespeito ao consumidor e a sua paciência”.

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