O diretor presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – IBEDEC - Dr. José Geraldo Tardin alerta para o crescente número de reclamações de editoras e publicadoras. As reclamações vêm desde a renovação unilateral, descumprimento do contrato, entrega, alteração unilateral e até as dificuldades de cancelar o contrato, e enumera cuidados básicos a serem tomados antes da contratação:
CONTRATAÇÕES FEITAS POR TELEFONE:
a-) anote o nome do atendente, sua posição, dia e horário de atendimento:
b-)deixe claro o início da entregas das publicações, preço e prazo da assinatura:
c-) estabeleça dia e hora de entrega:
d-) não forneça o número do seu cartão de crédito, débito automático.
e-) o consumidor deve evitar a assinatura de revista ou periódico por meio de cartão de crédito.
CONTRATAÇÃO FEITA PESSOALMENTE:
a-) leia atentamente e previamente o contrato e exija uma via deste documento:
b-) anote toda identificação do promotor de venda:
c-) guarde consigo os folhetos ou prospectos promocionais:
d-) contratações em locais movimentados como shopping exigem atenção redobrada.
CONTRATAÇÃO PELA INTERNET:
a) imprima todo procedimento de assinatura:
b) verifica a segurança do site:
c) não forneça o número do seu cartão de crédito:
d) leia com atenção as cláusulas contratuais e imprima:
e) verifique se no site informa o telefone e endereço físico para uma futura reclamação:
f) verifique a data de entrega.
ATENÇÃO REDOBRADA:
a) cuidado com as premiações:
b) cautela redobradas com as promoções:
c) cuidado com as abordagens feita por promotores de vendas , feitas em postos de gasolinas:
d) oriente seus filhos adolescentes a não fornecer seus dados pessoais( documentos dos pais ou responsáveis), pois já foram verificados casos de assinaturas e renovações feitas por menores de idade que tiveram acesso aos dados pessoais de seus responsáveis.
CONTRATAÇÕES FEITAS POR TELEFONE:
a-) anote o nome do atendente, sua posição, dia e horário de atendimento:
b-)deixe claro o início da entregas das publicações, preço e prazo da assinatura:
c-) estabeleça dia e hora de entrega:
d-) não forneça o número do seu cartão de crédito, débito automático.
e-) o consumidor deve evitar a assinatura de revista ou periódico por meio de cartão de crédito.
CONTRATAÇÃO FEITA PESSOALMENTE:
a-) leia atentamente e previamente o contrato e exija uma via deste documento:
b-) anote toda identificação do promotor de venda:
c-) guarde consigo os folhetos ou prospectos promocionais:
d-) contratações em locais movimentados como shopping exigem atenção redobrada.
CONTRATAÇÃO PELA INTERNET:
a) imprima todo procedimento de assinatura:
b) verifica a segurança do site:
c) não forneça o número do seu cartão de crédito:
d) leia com atenção as cláusulas contratuais e imprima:
e) verifique se no site informa o telefone e endereço físico para uma futura reclamação:
f) verifique a data de entrega.
ATENÇÃO REDOBRADA:
a) cuidado com as premiações:
b) cautela redobradas com as promoções:
c) cuidado com as abordagens feita por promotores de vendas , feitas em postos de gasolinas:
d) oriente seus filhos adolescentes a não fornecer seus dados pessoais( documentos dos pais ou responsáveis), pois já foram verificados casos de assinaturas e renovações feitas por menores de idade que tiveram acesso aos dados pessoais de seus responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário