As férias de dezembro já começaram para muitas pessoas e,
com elas, certos cuidados devem ser tomados antes de viajar. O presidente do
Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – Seção Goiás
(Ibedec-GO), Wilson Cesar Rascovit, traz algumas orientações aos consumidores
que podem evitar transtornos neste período:
• Antes de fechar qualquer pacote com uma agência de
turismo, o consumidor deve pesquisar no Procon se existe reclamação da empresa
contratada;
• Exija um contrato por escrito com o preço total da viagem,
a companhia aérea ou rodoviária que fará o transporte, os hotéis especificados,
o tipo de apartamento, os traslados, refeições incluídas, pagamento de guias de
turismo e passeios incluídos;
• Confira sempre se a categoria do hotel e se o preço da
diária é com meia pensão ou pensão completa;
• Cuidados com as atrações e eventos especiais. Isto porque,
na maioria das vezes, elas não estão incluídas no pacote e acabam gerando um
custo extra da viagem;
• Tenha atenção redobrada com o chamado “pacote de
aventura”. Verifique as condições dos equipamentos e se existe cobertura de
seguro, para que, em caso de qualquer acidente, não fique desamparado;
• Atenção com as propagandas “enganosas”. As ofertas muito
vantajosas podem esconder um serviço de qualidade duvidosa ou adverso ao
anunciado;
• Em viagens internacionais, o consumidor deve fazer a
conversão da moeda para saber o valor exato do pacote na moeda brasileira (o
real), bem como especificar se o preço será em dólar ou fixo em reais, de forma
a evitar surpresas;
• O consumidor deve ser informado com antecedência se a
viagem tem como destino cidades ou países sujeitos a furacões, terremotos,
vulcões, ou alguma pandemia como a gripe suína ou malária. Se possível,
vacine-se com antecedência!
• Confira se o voo tem escalas e pergunte se tem direito a
desdobrar a passagem para visitar outras localidades;
Fonte: IBEDEC - GO
Nenhum comentário:
Postar um comentário